Cerca de cem pessoas estavam na ilha na hora da erupção. Imagem aérea mostra vulcão da Ilha Branca em erupção George Novak / New Zealand Herald / via AP Photo Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas depois que o vulcão da Ilha Branca entrou em erupção na costa leste da Nova Zelândia nesta segunda-feira (9).

Há desaparecidos. “Podemos confirmar um morto, mas é possível que o número de mortos aumente”, disse John Tims, das Operações Nacionais de Polícia.

Ele confirmou que há desaparecidos, mas não informou um número. Cerca de cem pessoas estavam na ilha, ponto turístico na região, na hora da erupção. Vinte e três pessoas, entre eles turistas, foram resgatadas do navio de cruzeiros Ovation of the Seas, que estava na Ilha Branca, onde o vulcão entrou em erupção pouco depois do meio-dia, e lançou rochas, cinzas e muita fumaça. As pessoas resgatadas foram levadas para hospitais da cidade de Whakatane. Uma operação de resgate está em andamento. A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, visitará a região. Alerta A Agência Nacional de Emergencia emitiu um alerta para possíveis novas erupções e atividade sísmica moderada. As autoridades neozelandesas cancelaram excursões na região, visitada a cada ano por 10.000 pessoas. Imagem de turistas em trilha perto da cratera do vulcão da Ilha Branca GeoNet / via AP Photo